terça-feira, 13 de julho de 2010

Sobre Meninos e homens

“..E o pior da pirralhada não é nada
O pior é ter que ensinar o caba a ser homem.”
(Eliane Melo)


Os homens são apenas Meninos medrosos e com uma autoconfiança lastimante.
Os homens, que tenho conhecido, são apenas Meninos medrosos e nada mais. É lastimante a idéia de constatar que os homens são apenas Meninos, e o pior é que talvez os que hoje são Meninos se tornem com o passar do tempo e da vida em homens possuidores da tal da autoconfiança lastimante, da coragem forjada em idéias pré-fabricadas sobre os sentimentos e vontades e certezas.
Ando tão cansada dessa turma de semideuses, das conversas chatas, e prolongadas, sem objetivo digno. Ando cansada dos ‘Aquiles’, 'dos Hércules' e dos 'Teseus'
e seus super-egos, das suas maneiras 'heróicas' em resolver questões, ou da falta de maneira para resolvê-las.
Meu reino por um Homem.
Um só que não me subestime, ou que pelo menos não me enfade, com a monotonia e com as previsibilidades da vida.
Baseado em que tipos folclóricos-femininos com seus clichês e seus objetivos de vida que cabem num resumo de cinco linhas, tu me comparas?!
Sim, sim eu sou comum, igualzinha a você, mas não a todos. Eu cometo meus erros mesquinhos, mas também tenho meus grandes momentos.
Conscientemente eu sei que nem todos os Meninos querem namorar comigo, e mais conscientemente ainda eu sei que eu também não quero namorar com a maioria deles. Pensar diferente disso seria estar presa a herança das mulheres sonhadoras e donas de casa do século passado.
Posso te garantir que os verões em que passei solitária me deixaram mais mulher, mais leve, e que, depois de sofrer muito querendo uma pessoa perfeita, ou ainda tentando encaixá-la no meu modo, eu só quero ser feliz de um jeito simples. De uma maneira sincera. De uma maneira real. E o pior é que mesmo já tendo aprendido e aceitado isso tudo penso que todo aquele Homem que você era pra mim assumiu a forma de menino, igual aquele do livro ‘Marcelo, Marmelo Martelo’, da Ruth Rocha, lembro bem: Caloca, menino com sua grande bola, que decidia qual é a hora de brincar e quem podia entrar na brincadeira. Um Menino e nada mais. Homem pra mim vem na forma de Peter Pan, com suas aventuras e coragem, irresponsável talvez, mas coragem desmedida diante do inesperado.
Sinto que se eu esperar muito por você talvez eu não te queira mais. Nem homem, nem Menino.
Desculpa vir aqui e te dizer, mas não precisas me dizer o que eu já sei: ilusão é quando a gente fecha os olhos diante do que está a nossa frente e para você, tenha plena certeza, meus olhos sempre estiveram escancarados. Sempre gostei de te enxergar no teu mínimo, no íntimo, no que te é mais fiel.
Mas definitivamente ando sem paciência para te ensinar a ser um Homem para mim.

por Alberta de Melo

Nenhum comentário: